sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Waffles de milho e queijo de coalho [com gosto de salgadinho]


Esse ano eu posso dizer que realmente aproveitei a época do milho fresco.

Além das inúmeras espigas assadas na boca do fogão, no forno ou cozidas, dos refogados malucos e das saladas mexicanas, fiz pãezinhos com queijo branco, me arrisquei com lindas tortillas, descobri a delicadeza da polenta feita com milho fresco, assei um maravilhoso pão com farinha de centeio, cortei as espigas em fatias para um repeteco desta sopa de ares mexicanos, refiz a pamonha de forno, formei uma torre com os delicados crepes, fiz facílimas panquequinhas com erva doce e mel, mini picolés de milho com coco, um pão ridículo de fácil (e sem farinha de trigo) e ainda surgiram esses lindos waffles, dourados por fora, úmidos por dentro e com um inacreditável sabor de salgadinho!!!


Foi uma conjunção de fatores maravilhosos que me fizeram chegar a essa receita; o queijo de coalho e a massa de tapioca vindos de Pernambuco, as espigas frescas de milho abarrotando a geladeira e a nova máquina de waffle, implorando para ser usada. Se bons ingredientes fazem toda a diferença, ingredientes maravilhosos transformam o momento em algo mágico, e foi isso o que aconteceu no diz que fiz essas belezinhas. 

É claro que o queijo acabou, assim como a goma pernambucana e a época das lindas espigas de milho verde, e é claro que eu continuei fazendo meus waffles, com o queijo de coalho que encontrei na casa do Norte ou com um bom queijo meia cura, polvilho hidratado de boa qualidade e milho de lata. E eles também foram devorados em segundos!

Usei dukkah para dar sabor à massa e achei que foi perfeito, porque o waffle ficou saboroso e neutro; podia ser comido sozinho , com queijos, com sopa, com salada ou até virar base para pizzinhas de forno! Depois, começou a surgir a vontade de testar outros sabores, usando temperos desidratados, que existem aos montes por ai, em combinações infinitas. O de cebola desidratada em pó foi campeão, e o de pápricas doce e picante fizeram bonito com uma salada mexicana.





Waffles de milho e queijo de coalho [com gosto de salgadinho]
faz 3 waffles

  • 2 xíc. grãos de milho verde (aprox. 2 espigas frescas debulhadas)
  • 2 ovos
  • 1 xíc. polvilho doce hidratado (goma de tapioca)
  • 120g queijo de coalho - substitua por um bom queijo meia cura
  • 1 c.chá sal
  • 1/2 c.chá fermento químico
  • 2 c.sopa dukkah - para variar, substitua por outro tempero, como cebola desidratada em pó
  • gotas de tabasco
  • 1/2 c.sopa óleo de coco - substitua por azeite

1. Coloque o milho, os ovos, o azeite e o dukkah no liquidificador, e comece apertando o botão pulsar, até que se forme uma massa grossa. Adicione o polvilho, o queijo ralado grosso (ou em cubinhos pequenos), o sal e as gotas de tabasco. Quando a massa estiver homogênea, adicione o fermento e processe apenas até que este se misture à massa.
2. Transfira a massa para um refratário e faça os waffles.
3. Sirva-os imediatamente, ou deixe-os sobre uma grade, caso vá usá-los como base para pizzinhas.

2 comentários:

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails