sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Barrinhas de batata doce, chia, castanha e especiarias


Alguém por aqui não suporta batata doce em pratos salgados - deus sabe que já tentei muitos! - mas é só colocar açúcar na bicha que o Sol se abre... Pesei a batata crua, a batata cozida e ela com o açúcar, caso alguém já tenha o doce pronto e resolva aproveitar.

As barrinhas ficaram mais durinhas do que as de brownie, e a textura da chia junto com o doce me fez pensar em figo seco. É aquele tipo de docinho para ir comendo devagar, mastigando pequenos bocadinhos. Para as próximas, quero acrescentar texturas diferentes!



Barrinhas de batata doce, chia, castanha e especiarias
rende, aproximadamente, 20 barrinhas
inspiradas nas de brownie de feijão azuki

  • 480g batata doce crua* - usei a roxa, mas pode substituí-la
  • 200g açúcar demerara
  • 1 pau de canela
* ou 400g dela já cozida, ou 540g de doce de batata doce (neste caso, omita o açúcar da receita!)

  • 6 c.sopa chia
  • 9 c.sopa água
  • raspas de dois limões cravo - substitua por outro cítrico alaranjado, como mexerica ou laranja
  • 60g castanha de caju - bem quebrada ou processada até quase virar farinha 
  • 35g farinha de coco
  • 1 c.chá canela em pó
  • 1 pitada de cravo em pó
  • 1 c.chá fermento químico

Cozinhe a batata doce em água ate que fique macia. Descarte a casca e coloque-a em uma panela de fundo grosso, com a canela em pau e o açúcar. Amasse a batata, ligue o fogo no mínimo e mexa constantemente, por alguns minutos, até que o açúcar não esteja mais visível, e o doce comece a se despregar do fundo. Transfira-o para um refratário e deixe esfriar completamente para prosseguir com a receita.

Preaqueça o forno à temperatura mínima.
Unte uma assadeira quadrada de 26cm com óleo, forre-a com papel manteiga e unte o papel com mais um pouquinho de óleo (isso irá facilitar bastante o trabalho!). Estou sem assadeira quadrada, então usei uma redonda de 26cm de diâmetro e 5cm de altura.
Em um potinho, misture a chia e a água e reserve por alguns minutos (a chia irá se hidratar e formar uma goma).
Em uma tigela média, misture todos os ingredientes e mexa bem, até que a massa esteja homogênea. Transfira-a para a assadeira, nivele a massa e faça "cortes", com a ajuda de uma espátula, do tamanho que você quiser as suas barrinhas. Nesse ponto, a massa estará mole, então você não estará cortando nada, mas aumentar a superfície de contado faz com essas laterais comecem a secar desde o início. 
Asse a massa por uma hora, retire-a do forno e deixe que esfrie por dez minutos. A massa está mais firme, mas não o suficiente; as barrinhas tem de voltar para o forno para desidratarem ainda mais e firmarem. Pegando pelas laterais do papel manteiga, puxe a massa e transfira-a para uma superfície plana. Transfira cada uma das barrinhas para uma assadeira limpa, e leve-as ao forno por mais 1 hora, virando-as no meio do tempo.

Deixe que as barrinhas esfriem completamente sobre uma grade e guarde-as dentro de uma lata bem fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails