Assim como o marido da Ana, o meu também não era muito de abóboras, mas depois de uma sopa tailandesa super apimentada, com gengibre e camarões, e desse flan com nozes e gorgonzola, ele se tornou, digamos, bastante receptivo...
Quando compro abóbora e não tenho nada específico em mente, apenas asso-a, embrulhada em papel alumínio, e como o seu purê o resto da semana; ora com sal e azeite, ora com queijo, ora com açúcar e canela... Confesso, entretanto, que depois de provar essa harmonização com gorgonzola e nozes é absolutamente impossível não montar um potinho com purê, queijo, sal, pimenta do reino, azeite, noz moscada, nozes e aquecê-lo no forno, simples assim, como uma versão pocket, sem creme de leite e ovos, mas não menos saborosa. São absolutamente reconfortantes e podem ser feitos com antecedência.
Aproveitem a profusão de abóboras no mercado e façam essa receita; a minha orgânica assou em um passe de mágica!
FLAN DE ABÓBORA, GORGONZOLA E NOZES
da revista Saveurs, postado no La Cucinetta
tempo de preparo: 45-60 minutos
rendimento: 6 porções
- 1 abóbora de cerca de 600g – usei cabotchan orgânica;
- 3 ovos orgânicos inteiros + 3 gemas;
- 100g gorgonzola;
- 100ml creme de leite fresco;
- 6 nozes* – uso um pouquinho mais, pois gosto de colocar um pouco na massa;
- 30g manteiga sem sal;
- 2 pitadas de noz moscada ralada na hora e
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
1. Para se obter o purê de abóbora, há duas opções:
1.1. Corte a abóbora ao meio, embrulhe-a em papel alumínio e asse-a no forno até que, ao estocá-la com uma faca, esteja macia, mas cuidado para não assá-la além do necessário e acabar com uma abóbora sem gosto. Após, retire-a do forno, raspe as sementes e, com a ajuda de um garfo ou uma colher, retire toda a sua polpa, colocando-a em um recipiente grande, para que você possa misturá-la algumas vezes, até obter um purê. Você pode fazer esse processo com um dia de antecedência, armazenando-a na geladeira (inteira ou já em purê).
1.2. A Ana descreveu o passo a passo indicado na receita, no qual a abóbora é cozida a vapor: “descasque, retire as sementes e corte a abóbora em pedaços pequenos. (Não jogue fora a casca e as sementes: use as cascas no caldo de legumes e toste as sementes no forno, com sal e azeite para um aperitivo.) Cozinhe a abóbora no vapor por 15 minutos, ou até que esteja macia ao ser espetada por um garfo. Passe num passa-verdura ou num amassador de batatas, transformando em purê”.
2. Coloque o purê numa frigideira larga e leve-o ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que toda ou quase toda a água tenha evaporado. Deixe esfriar.
3. Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte 6 ramequins com manteiga e coloque-os em uma assadeira de bordas altas.
4. Doure as nozes numa frigideira e pique grosseiramente. Reserve.
5. Bata os ovos, as gemas e o creme de leite com um fouet ou um garfo; junte a noz moscada, o purê de abóbora, as nozes extras, se estiver usando-as, e misture bem. Tempere com sal e pimenta e misture o gorgonzola em pedaços.
6. Distribua a massa entre os ramequins, salpique as nozes por cima e preencha a assadeira com água fervente até metade da altura dos ramequins. Leve-os ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que os flans estejam ligeiramente dourados. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
* já usei pecan e ficou incrível!
Obs: para a versão simplificada, omita o creme de leite e os ovos, faça uma camada de purê, tempere-o com noz moscada, sal, pimenta, azeite e nozes, cubra-o com o queijo e parte das nozes, outra camada de purê e seus temperos e outro punhadinho de nozes. Forno e mesa! Não deixe de dourar as nozes, isso faz muita diferença!
Sabrina, oi!! Eu adoro abóbora!! Esse flan é qualquer coisa!! Vou imitar logo logo!! Beijo grande!!
ResponderExcluir