segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Clafoutis e trouxinha de acelga

Nossa, faz tanto tempo que não posto nada aqui que estou me sentindo culpada... Sempre coloco as fotos no Orkut, mas as pessoas também querem as receitas; eu digo que vou mandar e acabo ficando só na boa vontade. Asumi um compromisso de me organizar melhor para conseguir postar as receitas aqui; afinal, montei o blog com tanto carinho, não quero abandoná-lo... E não irei!

Resolvi aproveitar o vazio da geladeira e fazer uma boa limpesa, o que não é mau já que amanhã pretendo ir à feira. Entretanto, ainda resta o jantar; o que fazer? Após um furto de uso - advogada, saia desse corpo que ele não lhe pertence! -, retornei da casa da minha mãe com uma abobrinha, dois ovos e quatro folhas de acelga (Eeeeba!). Abobrinha com ovos e acelga recheada; decidido! Para os que não sabem, e antes que se assustem com a minha cara de pau perguntando por que eu sai de casa para pegar comida na casa da minha mãe em vez de ir ao supermercado, elucido que moramos no mesmo condomínio, apenas em edifícios separados; ademais, como elucidei acima ao tipificar a minha conduta, devolverei tudo amanhã, sem ninguém ter percebido! He he he...

Mister se faz esclarecer aos nobres colegas de classe, aos quais reitero meus votos de elevada estima e consideração, frequentei as aulas de direito penal e me lembro muito bem do professor Guaracy explicando sobre furto de uso... Outrossim, estudei sobre todas as correntes, a necessidade do bem ser infungível, a possibilidade dele ser fungível e a questão dos bens consumíveis, principalmente quando se verifica desvirtuamento da função; portanto, não me levem a mal, usei o termo furtiva e figurativamente.

Voltando à história da comida, abri a geladeira tentando pescar algo para finalisar o menu e não tive muito pra pensar; cenouras ou cenouras? Como só tinha cenouras apanhei duas e elas me bastaram. Ainda um pouco desconsolada abri o congelador e dei de cara com uma bandeja de chanclich... Comecei a ficar feliz... Não tinha ricota para rechear a trouxinha de acelga, mas tinha chanclich temperado com orégano, o que mais poderia pedir? No final das contas o jantar ficou ótimo; leve e sem desperdícios, como sempre deveria ser! Vou me policiar bastante amanhã na feira para trazer apenas o que realmente for consumir em uma semana, sem desperdícios!

Caramba, dois compromissos em um único post... Só falta me comprometer a perder o medo de insetos, de dirigir e de usar panela de pressão! Estava justamente pensando nessa tal panela enquanto lia uma receita de sopa do Jamie Oliver e, coincidentemente, ouço uma notícia no Jornal Nacional sobre as benditas (malditas!). Segundo Silvio Nigro, diretor de uma grande fábrica de panelas e afins, “chega próximo a 2 mil panelas por dia com acidentes”. DUAS MIL POR DIA!!! E olha que esse número deve ser relativo apenas às penelas que ele produz... E tem gente que diz que isso nunca acontece! Ok, sei que quem assistiu à reportagem vai me dizer que as notícias são ótimas, pois agora há a obrigatoriedade de um selo do Inmetro que garante a qualidade das panelas. Segundo palavras ditas na reportagem, agora a pessoa não mais terá de descobrir em casa qual panela é segura e qual não é... Que gracinha!!!

Não, muito obrigada, continuo com as panelas normais...


Clafoutis de abobrinha e gorgonzola
- 1 abobrinha italiana grande cortada em cubos
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 dente de alho picado
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de leite
- 60g de gorgonzola cortado em cubinhos
- ervas frescas (usei manjericão e orégano)
- 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
- pimenta do reino
- 40g de parmesão ralado
Refogue a abobrinha e o alho no azeite e reserve. Separadamente, bata os ovos e acrescente o leite, o gorgonzola, as ervas frescas, a farinha de trigo e a pimenta. Acrescente a abobrinha refogada à mistura e coloque-a na travessa que desejar. Eu usei 4 ramequins pequenos porque queria agradar o maridão com uma textura mais seca. Por último, salpique o parmesão. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos. Como o meu forno tem grill, liguei o mesmo nos 5 últimos minutos.


Trouxinha de acelga recheada com chanclich
(4 unidades)
- 4 folhas de acelga
- 2 bolas de chanclic temperado com orégano
- 2 cenouras raladas
- 2 colheres de sopa de azeite
- zatar
- orégano fresco
- pimenta do reino
- gergelim preto e branco
- 1 tomate pelado (de lata)
- 1 dente de alho picado
- folhas de manjericão picadas
- 40 g de parmesão ralado

Lave, seque e reserve as folhas de acelga. Amasse o chanclich e junte as cenouras; tempere o recheio com azeite, zatar, pimenta, orégano e gergelim moido. Molde quatro bolas com essa mistura e cubra-aa com as folhas de acelga, individualmente. Deixei a minha trouxinha aberta para poder salpicar parmesão e gratiná-lo, mas ela também pode ser tradicionalmente fechada. Misture o tomate, alho e manjericão e forre uma assadeira pequena. Disponha as trouxinhas sobre o molho e salpique o parmesão. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos. Como o meu forno tem grill, liguei o mesmo nos 5 últimos minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails