quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate, coco e laranja


Preparei-o em uma sexta-feira à noite, para servi-lo no dia seguinte, na casa de amigos. Usei a desculpa de haver uma criança entre tantos adultos para preparar um bolo de cenoura com cobertura densa, que se assemelha a um brigadeiro, mas é equilibrada pelo chocolate com alto teor de cacau e pela manteiga salgada. É claro que o pequeno fez o que todos queriam, e antes mesmo que os desesperados pais pudessem detê-lo, passou seu indicador pela cobertura, em um movimento rápido e certeiro, e levou-o a boca... Aprovado!

Usei como base a receita da Lena -um dos bolos de cenoura mais famosos da internet-, e dei o meu toque especial adicionando óleo de coco e raspas de laranja. Um bolo extremamente macio, úmido e com uma cor única, creditada às pequenas e poderosas cenouras orgânicas, que produziram um bolo com sabor de infância.
 


Bolo de cenoura com cobertura de chocolate, coco e laranja
adaptado daqui

bolo:
- ½ xícara (chá) de óleo;
- 4 xícaras de cenouras cortadas em rodelas;*
- 4 ovos orgânicos;
- 2 xícaras (chá) de açúcar – usei baunilhado caseiro feito com demerara**;
- ½ colher de chá de sal;

- 2 ½  xícaras (chá) de farinha de trigo e
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.

calda:
- suco de 1 laranja e
- 1 colher (sopa) de óleo de coco

cobertura:
- 1 caixinha de leite condensado;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 100g de chocolate amargo, picado – usei 72%;
- 1 colher de chá de manteiga salgada

1. Pré-aqueça o forno a 180°.
2. Peneire a farinha e o fermento e reserve.
3. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 26 cm de diâmetro de por 6 cm de altura. Usei uma de fundo removível, pois queria servir o bolo em um prato, com a cobertura por cima. Também pode ser feito em uma forma retangular grande, para ser cortado em quadrados; ou ainda podem ser feitos mini bolinhos.
3. No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, o suco de laranja, o açúcar, a baunilha e o sal, até que a massa fique homogênea.
4. Transfira a massa para uma tigela grande e adicione, aos poucos, a mistura peneirada de farinha de trigo e fermento, misturando tudo delicadamente. Cuidado para não adicionar tudo de uma vez, pois não conseguirá misturar perfeitamente e acabará com grumos de farinha crua não misturados à massa.
5. Despeje a massa na forma e leve-a ao forno por aproximadamente 50 minutos, ou até que fique com a superfície dourada e passe no teste do palito. Em uma forma retangular o bolo ficará pronto antes. 
6. Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar na forma, sobre um grade.
7. Prepare a calda misturando os dois ingredientes e aquecendo a mistura levemente, em um banho maria morno, apenas para o óleo retornar à forma líquida e se misturar ao suco. Após, faça vários furinhos com um palito em toda a superfície do bolo, e derrame a calda, aos poucos, sobre ele. Reserve.
8. Caso você queira desenformá-lo e dar um acabamento com a cobertura, como eu fiz, guarde o bolo nesta etapa, depois de ter esfriado, e deixe para preparar a cobertura no lugar onde for servi-lo. Garanto que o transporte será mais fácil do que o de um bolo decorado e já colocado em um lindo prato. 
9. Para a cobertura, leve o leite condensado, o creme de leite e a manteiga ao fogo médio, até levantar fervura; quando isso ocorrer, desligue o fogo e adicione o chocolate picado, mexendo vigorosamente, até este derreter. Aguarde dez minutos, aproximadamente, para que ela resfrie e endureça um pouco. Se resfriar muito ficará dura na panela; se for derramada quente sobre o bolo irá toda para o prato. Portanto, quando estiver nessa textura ideal, espalhe-a sobre o bolo.

* meça a cenoura um pouco abaixo da linha do topo da xícara, sem ultrapassar a sua borda, para garantir que o bolo fique leve e fofo. Se a quantidade de cenoura for maior, a sua textura se assemelhará a de um pudim.

** Ou use o seu açúcar tradicional e acrescentar 1 colher (chá) de extrato de baunilha à massa. Para fazer açúcar baunilhado, basta colocar uma fava dentro do pote de açúcar e sacudi-lo, vez ou outra. O legal é que a fava não precisa ser nova, ela pode ter sido usada na preparação de um sorvete, por exemplo, então é só lavá-la bem, em água corrente, secá-la com papel toalha e deixá-la embrulhada em papel toalha até o dia seguinte, para garantir que toda a umidade seja retirada dela. 

2 comentários:

  1. Eu amei essa ideia de acrescentar laranja ao bolo de cenoura - deve ter ficado delicioso, Sa!

    ResponderExcluir
  2. os velhos cítricos... E o óleo de coco também é surpreendente; um tiquinho já perfuma o bolo todo!

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails