sábado, 1 de junho de 2013

Bolo de abóbora com cobertura de água de rosas, nozes e tâmaras


Algo muito importante que aprendi arriscando preparações com farinha integral foi que ela NÃO pode ser processada, ou o bolo ficará com uma textura ruim, meio pudinzenta, como se não tivesse assado corretamente.
Não digo que estraguei, porque todo mundo raspou a assadeira, mas cheguei a essa conclusão depois de tentar substituir a farinha branca nesse bolo de abóbora e no tradicional de cenoura. A solução é bater/processar apenas a cenoura/abóbora com os demais ingredientes líquidos, e derramá-los em uma tigela com a farinha já peneirada. A qualidade da farinha tem de ser, obrigatoriamente, a melhor que você puder comprar, e é muito importante que ela seja peneirada antes de ser adicionada à massa; isso garante um resultado ainda mais leve. Os farelos que ficaram na peneira também vão para a massa; garanto que não tem erro!

Depois de tanto tempo tentando, hoje posso dizer a farinha de trigo refinada só é usada para algumas coisas específicas, como focaccia, rocambole e um ou outro bolo, como este de limão. Não foi uma mudança deliberada, eu comecei apenas tentando substituir parte dela pela integral, tanto nos pães quanto nos bolos, mas depois que passei a usar uma farinha de boa qualidade, não via mais por que usar a refinada. Outro dia fiz esse bolo de abóbora conforme a receita original, com farinha branca, e o Ebraim veio me perguntar o que eu tinha feito de diferente, porque o bolo estava com um sabor mais simples, mais bobo. Isso me fez parar para refletir sobre a nova skill "farinha integral"...

Conclui que gostamos desse sabor encorpado e acastanhado que uma boa farinha confere à massa; e se até o Ebraim, máster crítico, prefere os pães bolos que faço com farinha integral, acho que realmente aprendi a cozinhar com a bandida.  o/ 

Fiz o bolo de abóbora como sempre, apenas substitui a farinha de trigo refinada pela integral e tomei o cuidado de não batê-la junto com abóbora, mas apenas adicioná-la no fim, junto com os demais ingredientes secos, devidamente peneirados. Para finalizar, quando o bolo já havia esfriado, espalhei uma leve camada de açúcar com água de rosas e decorei-o com nozes e tâmaras, mais uma pitadinha de cardamomo, para dar aquele brilho final. Também fica muito bom com um punhado de nozes na massa, processadas junto com a abóbora, ou apenas quebradas grosseiramente; a canela pode ser substituída por gengibre em pó, ou por um toque de cravo em pó. Se quiser ousar mais, adicione à massa um mix dessas especiarias...

Bolo de abóbora com cobertura de água de rosas, nozes e tâmaras
adaptado dessa receita

bolo

400g de abóbora seca madura, com a casca, sem as sementes e picada grosseiramente;
- 350g de açúcar mascavo; 
4 ovos grandes orgânicos;
uma pitada de sal marinho;
300g de farinha de trigo integral orgânica - uso essa marca, ou essa;
2 colheres (chá) "cheias" de fermento;
1 colher (chá) de canela em pó e
175ml de óleo.

cobertura 

- 140g de açúcar de confeiteiro peneirado;
- 1 ou 2 colheres (sopa) de água de rosas;
- um punhado de nozes;
- 5 tâmaras e
um toque de cardamomo.

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de fundo removível (26 cm de diâmetro por 6cm de altura).
2. Peneire a farinha de trigo integral, o sal e o fermento, devolvendo à tigela os farelos que restarem na peneira. Reserve.
3. Processe a abóbora, o óleo, os ovos, o açúcar e a canela até ficar com uma massa homogênea; comece com o pulsar, para facilitar o processo, e não bata além do necessário.
4. Misture a massa de abóbora aos ingredientes secos e mexa tudo delicadamente, fazendo movimentos de cima para baixo e girando a tigela, tentando não misturar a massa além da conta. Deite-a na forma untada e leve-a ao forno 50/60 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e brilhante e um palito, ao ser inserido no meio do bolo, saia limpo. Deixe-o esfriar sobre uma grelha.
4.  Parta as nozes grosseiramente, à mão, e corte as tâmaras em fatias. Reserve-as.
5. Para a cobertura, misture o açúcar peneirado à água de rosas; a mistura não deve ficar densa, pois o intuito não é obter uma cobertura grossa de açúcar, apenas uma delicada camada para conferir um toque de sabor e "colar" as nozes e tâmaras, que devem ser salpicadas sobre a cobertura assim que esta for espalhada sobre o bolo.
6. Finalize com um toque de cardamomo em pó.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Site, suas receitas, fotografias e comentários.
    A farinha integral é tudo de bom, e se aprendermos mais e mais receitas com ela teremos mais saúde!

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails