quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dezesseis anos

cara de quem não gosta de esperar para receber o biscoito...

E lá se foram dezesseis anos... 
Ainda me lembro de quando a vi pela primeira vez; meu coração batia forte e nada tirava o sorriso do meu rosto. Ciumenta e possessiva, não foram poucos os momentos tensos, mas ao contrário do que profetizavam, com a idade veio a temperança, a paciência, e uma adaptabilidade invejável, somada à ausência de autocomiseração, fazem com que a minha menina aproveite completamente a sua vida. 

Sofremos um pouco quando nos mudamos para a nova casa; ela chorava, raspava a porta e se debatia, mas por fim entendeu a mudança e começou a aproveitar as benesses de uma casa sem portas, com tudo baixo e acessível. E a cada problema, uma adaptação; com o aparecimento da artrose, cortamos as subidas no sofá e fizemos um caminho emborrachado pela casa, para que ela não derrapasse em suas corridas, pois sim, até hoje, depois que come, corre para o quarto, pula na sua cama e se roça ferozmente, fazendo movimentos que certamente deixariam a Dra. Camila desesperada! :D
 

Entrando no assunto comida, depois da primeira leva, nunca mais faltou biscoitos nessa casa; além de serem infinitamente mais gostosos - devorados, inclusive, por cães que odeiam qualquer petisco-, são muito mais baratos do que os industrializados, mesmo sendo feitos com ingredientes orgânicos.

Continuo mantendo a proporção de 3 xícaras de farinha para 1 colher (sopa) de azeite, 1 ovo e, aproximadamente,  1 xícara de algum líquido*, mas comecei a enriquecê-lo com um purezinho de cenoura, de beterraba ou mesmo de erva-doce – apelidado pelo Ebraim de biscoito digestivo! Também tenho brincado com as farinhas, e descobri que eles ficam mais quebradiços e menos duros se feitos com um trio de farinha de milho, de arroz e de trigo, todas integrais e orgânicas. O importante é assá-los em forno baixo, lentamente, para que percam água e possam ser guardados por bastante tempo, em um recipiente bem fechado, como o vidro de azeitonas que você iria jogar fora.

Se você não tiver tantas farinhas, ou tanta paciência, comece fazendo o mais básico, apenas com farinha de trigo integral, ovo, azeite e água; misture tudo, divida a massa em quatro partes, abra-a em formato de rolo e corte-os na espessura que desejar. Depois que vir o quanto é fácil preparar esses biscoitos e o quanto o seu peludo ficará satisfeito, tenho certeza de que separará um dia do mês para prepará-los, no formato que desejar, com as farinhas que tiver. Para quem tem crianças, deve ser um ótimo passa-tempo, e você pode separar uma parte para elas comerem, salpicando os biscoitos com sal antes de irem ao forno!

 Biscoitos Caninos Coloridos

- 1 xícara de farinha de trigo integral orgânica;
-1 xícara de farinha de milho integral orgânica;
- 1 xícara de farinha de arroz integral orgânica;
- 1 ovo orgânico;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 xícara de líquido*, aproximadamente e
- 2 colheres (sopa) de purê de beterraba - ou cenoura, ou batata**

Em uma tigela, bata ligeiramente com um garfo o ovo, o purê, o azeite e metade do líquido; acrescente as farinhas e misture bem. Vá adicionando o restante do líquido conforme necessário, a fim de obter uma massa que possa ser moldada. Corte os biscoitos da forma que desejar; pode fazer rolinhos e fatiá-lo, ou então abrir a massa e usar cortadores; os recortes que sobrarem também podem ser usados; digo para a Cherry que são maltagliatti! A única regra é manter o tamanho e a espessura dos biscoitos, para que todos assem ao mesmo tempo, o que pode variar de 45 minutos à 1 hora, sempre no fogo baixo.

* pode ser o líquido do cozimento do legume que for usar, como o a cenoura ou a beterraba, ou ainda caldo caseiro de frango ou de carne; ou apenas água. Omita do caldo cebola e folhas verdes, que podem fazer mal ao peludo, e dê uma olhada neste post da Sylvia, do blog Cachorro Verde, para saber o que pode, ou não, ser dado aos cães.

** se preferir fazê-lo sem o purê, basta omiti-lo e modificar a quantidade de água, acrescentando-a aos poucos, até adquirir uma textura boa para se abrir e cortar os biscoitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails