When I was just a little girl
I asked my mother what will I be
Will I be pretty will I be rich
Here's what she said to me
Que Sera Sera
Whatever will be will be
The future's not ours to see
Que Sera Sera
What will be will be
Essa música - na voz de Dorys Day!- não sai da minha cabeça, muito provavelmente pelo momento que estamos vivendo... Sem certezas, sem garantias, minha querida, que será, será...
Meu avô se animou tanto com as geleias e biscoitos que, logo apareceu com um papel entre as mãos e um sorizo maroto no rosto... Castanhas, farinha de trigo, manteiga, maisena, açúcar e ovo; a receita pede as castanhas já moídas, mas creio que todo o preparo possa ser feito no processador, principalmente pela sua textura oleosa.
Confesso que me preocupei um pouco com o fato de a receita não trazer dados sobre tamanho e quantidade dos biscoitos, mas baseei-me nas técnicas das receitas que já preparei, principalmente dos amanteigados, como estes lindos da Pati - que fiz com açúcar mascavo em substituição ao de confeiteiro - e no final os biscoitinhos ficaram lindos e renderam um bocado! Um boocado, de fato, é tudo o que posso lhes dizer a respeito destes, pois começaram a ser devorados antes mesmo de esfriarem; a textura se assemelha muito a de um mantecal, quebradiça e esfarelenta, mas doce e perfumada na medida certa.
Biscoitos de castanha do Pará
- 200g de manteiga sem sal em cubinhos - á temperatura ambiente, mas não absolutamente mole;
- 100g de maisena;
- 200g de farinha de trigo;
- 200g de castanha do Pará moída*;
- 150g de açúcar- usei o refinado - e
- 1 ovo orgãnico pequeno ou uma clara - usei a clara de um ovo médio.
1. Peneire a farinha, a maisena e o açúcar em uma tigela grande; adicione a manteiga e o ovo ligeiramente batido - ou apenas a sua clara -, misture tudo rapidamente e forme quatro cilindros de 50cm, aproximadamente. Embrulhe-os em papel manteiga - ou alumínio, como no meu caso - e leve-os ao freezer por uma hora.
2. Após, aqueça o forno à 180°, separe as assadeiras que serão usadas e unte-as levemente com manteiga**.
3. Retire um cilindro do freezer, desembrulhe-o e corte-o em rodelas de pouco menos de um centímetro de espessura; achate cada rodela com as costas do garfo, transfira-as para a assadeira com aproximadamente 2,5cm de distância e leve-as ao forno por 25/30 minutos, tomando cuidado para que não fiquem muito douradas, tampouco cruas. Achei bem trabalhoso transferi-las para a assadeiras já amassadas, então resolvi, a partir da segunda leva, apenas cortar as rodelas e levá-las à assadeira, com bastante espaço entre elas, e só então amassar, uma por uma, com as costas do garfo. Um trabalho muito mais prático, mas se o espaço entre elas não for o suficiente, irão se grudas na hora em que crescerem.
4. Enquanto a primeira leva assa, prepare a segunda assadeira, mas mantenha-a na geladeira até que chegue a hora de ir para o forno. Depois de assados, transfira-os para uma grade e salpique-os com um pouquinho de açúcar. Guarde-os em um recipiente fechado.
* quem tiver a oportunidade de comprá-la orgânica, como as vendidas na feira da Água Branca, vale a pena, porque a qualidade é excepcional!
** como a receita não continha informações sobre o tamanho/quantidade dos biscoitos, dos cilindros ou das assadeiras, analisei as que tinha à disposição e decidi assá-los em três assadeiras redondas médias, de laterais baixas. Também nada mencionava sobre papel manteiga - o que pouco adiantaria, já que meu avô não costuma ter isso na despensa -, mas confiei na quantidade de gordura da massa e assei-os direto na assadeira, levemente untada com manteiga e não tive problemas para retirá-los.
Que biscoitinhos lindos! Adoro biscoitos com nuts, elas os deixam super saborosos. Olhando para eles não me espanto nenhum pouco por terem sido devorados ainda quentes... :)
ResponderExcluirxx