Fiquei encantada com o tamanho da sua cauda em relação ao corpo, a beleza do seu voo e a sociabilidade desta ave. Alguns entendidos alertaram o meu avô de que se tratava de um predador terrível, uma verdadeira praga que acabaria com todos os macacos, sapos e lagartos do sítio, sem falar dos passarinhos; não sobraria um ovo para contar história! Felizmente meu avô é muito consciente e não decide sair por ai dando tirou ou colocando veneno para animais que julga perigosos, como muitos adoram aconselhá-lo a fazer, e ficou absolutamente encantado quando descobri que se tratava de um anu-branco, pois só conhecia o preto.
Este site é uma perdição para quem gosta de aves e boas fotos; além de poder pesquisar por nome ou local, você pode ouvir o canto de inúmeras aves e acompanhar o trabalho de pessoas que se embrenham por ai e esperam por muito tempo, até conseguir uma boa foto, como a deste tucano, a da briga entre duas araras, a deste gorducho azulado, a de uma coruja com seu filhote, ou a do terrível gavião-real com um quati nas garras, primando sempre pela responsabilidade de não intervir no meio, nem permitir registros feitos em cativeiro.
Cadastrei-me e enviei a foto acima, sem saber ao certo se alguém me responderia e quanto tempo isso levaria, e fiquei abismada ao receber três respostas, no dia seguinte. Confrontei as características da ave indicada com o que havia observado naquele fim de tarde, depois de uma forte chuva de verão; cauda comprida com uma fita preta no meio, bico forte, curvo e alaranjado, voo leve e gracioso; de fato, se tratava de um anu-branco, acompanhado por seu bando.
Na primeira vez que preparei este pão integral, mesclando farinha de trigo e de centeio, usei 1kg de farinha de trigo integral para 500g de farinha de centeio, obtendo dois pães de forma grandes e três pequenos, pois sabia que as próximas semanas seriam corridas, então deixei um grande para fora e congelei os demais. Se quiser congelá-los já fatiados, espere alguns minutos antes de ensacá-los, pois a umidade entre as fatias evapora e faz com que elas congelem perfeitamente separadas; se cortar e congelar imediatamente, e depois decidir retirar apenas algumas fatias - para aquecê-las na chapa ou na torradeira-, precisará da ajuda de uma faca, pois, inevitavelmente, elas grudarão um pouco.
Vou postar as quantidades para um pão grande, bom para fazer sandubas na sanduicheira, ou três pequeninos, que ficam deliciosos quando tostados em uma chapa quente, e lindos para servir aos amigos, acompanhados de pastinhas deliciosas, como estas de azeitonas. O Ebraim é louco por mini pizzas feitas com estes pequeninos; às vezes é fácil agradar...
Pão integral de trigo e centeio
para um pão de forma grande (21,5 x 10,5 cm), ou três pequenos (15x7cm)
- 333g de farinha de trigo integral orgânica*;
- 167g de farinha de centeio orgânica*;
- 6g de fermento biológico seco;
- 300ml de água;
- 18g de açúcar - uso o demerara orgânico;
- 12g de sal marinho;
- 33g de manteiga sem sal;
- azeite e manteiga - o primeiro é usado para besuntar a massa durante a primeira fermentação; o segundo, para untar a forma.
Proceder desta forma, atentando para as importantes observações de peneirar a farinha e fazer o molde correto. Adapte, também, o tempo no forno se decidir fazer três pequeninos, pois assam minutos antes do grande - faça sempre o teste retirando o pão da forma e batendo nas suas costas com o nó dos dedos; se emitir um som oco, está assado, do contrário, retorne-o ao forno dentro da forma por mais alguns minutos.
* Se você não está acostumado com o gosto da farinha de centeio, faça o pão na proporção de 100g desta farinha para 400g da de trigo; na proporção que preparo ele fica bastante forte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários