sábado, 7 de janeiro de 2012

Dez anos do trio, o quarto elemento e um doce de maçã com creme batido e calda de especiarias


Meses se passaram e nossa desídia fez com que quase todas as plantinhas da horta morressem... O enorme pé de manjericão foi resumido a grandes galhos secos, bege acinzentado, que se curvam para fora da janela e dançam, em épocas de chuva e vento, como agora. Eis que, para a nossa surpresa, não tivemos de nos acostumar com a decoração a castelo do Conde Drácula; uma nova companhia surgiu para resolver nossa questão e começou a reciclar o que restou da horta para formar seu ninho.

Achamos justo recompensá-lo com alpiste e água fresca, e qual não foi a nossa surpresa ao descobrir que o tímido canto se anima com o nosso barulho, e tanto não se intimida com o som da flauta como incentiva o músico ao repente...



Não vou tentar fazer um balanço do ano que passou – certas coisas possuem um peso injusto -, mas é inegável que também vivemos momentos bons, muito bons. Nossa menina se recuperou incrivelmente de uma operação e ruma com uma vitalidade invejável aos dezesseis anos. Completamos dez anos de trio e, ainda que transitoriamente, temos um quarto elemento.

E para não deixar de falar sobre comida, esse doce de frutas cozidas servido com creme batido e calda com especiarias me parecia infalível! Assei o doce durante o jantar e bati o creme enquanto o pessoal dava um jeito na louça. O resultado me parecia perfeito; todos comeram e gostaram bastante, mas eu sabia que aquilo não era o que prometia ser. Frutas da época, perfeitamente maduras, cobertas por uma massinha reconfortante, acompanhadas de creme baunilhado com um toque de bebida, e regadas com a sua brilhante calda vermelha, repleta de especiarias, não poderia ser apenas aquilo. A surpresa veio para quem surrupiou uma colherada do doce na manhã seguinte; além do sabor ter evoluído, o creme também estava melhor, sem o amargor inicial, mas com a textura ainda perfeita.

Bom ano a todos!
 

Doce Orchard Eve’s com creme Jersey e whisky
Do Jamie em casa – Cozinhe para ter uma vida melhor
6 a 8 pessoas

- 1,5 Kg de maçãs, nêsperas, peras e ameixas;*
- uma bolota grande de manteiga, mais um pouco para untar a tigela;
- 100g de açúcar mascavo;
- uma pitada de canela em pó;
- uma pitada de noz moscada em pó;
- uma pitada de gengibre em pó;
- 3 folhas frescas de louro;
- 1 fava de baunilha;
- 280 ml de creme Jersey ou creme de leite integral;
- 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro e
- um gole grande de whisky.

Para a massa:
- 200g de manteiga amolecida;
- 200g de açúcar refinado dourado – usei o refinado branco;
- 4 ovos orgânicos grandes e
- 200g de farinha com fermento.

1. Pré-aqueça o forno a 180º e unte, com manteiga, um refratário circular de 20 cm de diâmetro.
2. Descasque e retire a parte central das maçãs, nêsperas e peras, e corte-as em fatias largas; corte as ameixas ao meio e retire o caroço – se sua fruta for orgânica, pode deixá-la com a casca. Coloque tudo em uma panela grande, acrescente a manteiga, o açúcar, as folhas de louro e as especiarias; dê uma mexida e cozinhe em fogo brando, com a panela tampada, de 20 a 30 minutos, ou até que fiquem cozidas e macias. Desligue o fogo, retire as folhas de louro, tampe a panela novamente e reserve-a.
3. Para preparar a massa, bata com uma colher de pau a manteiga e o açúcar, até que fique fofo e leve. Adicione os ovos, um por vez, batendo-os bem. Por fim, adicione a farinha e misture. Esse processo também pode ser feito na batedeira.
4. Com uma escumadeira, transfira metade das frutas (sem a calda) para o refratário, cubra-as com a massa e finalize com as frutas restantes, reservando a calda. Leve o refratário ao forno por 40/45 minutos, ou até que a massa cresça e fique dourada – faça o teste do palito, inserindo-o no meio da massa; se sair limpo, está pronto.
5. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes usando as costas da faca, depositando-as na tigela da batedeira - não jogue fora a fava vazia, use-a para aromatizar açúcar. Adicione o creme e o açúcar, e bata tudo até formar picos moles. Acrescente o whisky e mexa.
6. Sirva o doce acompanhado do creme e regado com a calda das frutas.

* essas frutas podem ser substituídas por pêssegos ou morangos, ou ainda por abacaxi bem maduro, já que o doce, originalmente, era feito com abacaxi em calda, segundo Jamie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails