quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como organizar a geladeira, evitar as sacolas plásticas e preservar os alimentos por MUITO mais tempo???

Para não fugir do tema mais tratado no início do ano, resolvi desenterrar esse post, que comecei a escrever quando se suscitou a cobrança de sacolas plásticas no comércio, e percebo ser absolutamente útil nesse momento de organização, renovação e projetos de mudança de hábitos... Para os que não  se animaram com a leitura, temendo mais um papo eco-chato, saiba que a substituição economiza dinheiro, já que os ingredientes se mantém frescos por muito mais tempo e  você não joga nada fora...
 
 
 

Apesar da controvérsia entre usar ou não o saco biodegradável, uso-o para o lixo orgânico, e mantenho um latão sem sacola plástica, onde armazeno o lixo reciclável. As sacolinhas de supermercado não são adequadas nem para o uso a que se propõe, e isso é fácil de ser percebido ao observar pessoas embalando suas compras, abrindo não apenas um, mas dois sacos para acondicionar coisas mais pesadas; imaginem só se ainda é possível reutilizar esse mesmo saco -de má qualidade e já esgarçado pelo peso das compras - para acondicionar lixo??? Não, não é possível, mas alguns acham que vale a pena fazer essa "economia", e acabam com chorume espalhado no chão da cozinha... Digo e repito que o que faço é uma enorme economia de tempo e dinheiro; no supermercado acondiciono, rapidamente, tudo nas minhas grandes sacolas, e em casa tenho sacos fortes para segurar o meu lixo orgânico. 

Mudanças não são fáceis, e eu bem sei disso... No início esqueci inúmeras vezes as sacolas em casa, mas não me rendia às plásticas, pois havia feito um compromisso comigo, então pedia uma caixa de papelão, e pronto. A solução foi deixar algumas sacolas no carro e outras mais à mão, penduradas na maçaneta da porta da sala, e assim fui me acostumando. Hoje levo, inclusive, uma sacola de pano bem dobradinha dentro da bolsa; se estou na rua e compro algo rejeito educadamente a sacola plástica ofertada e lanço mão da minha linda sacola de pano; saio linda e pimpona, feliz por conseguir evitar mais uma sacola plástica e por dar o exemplo.

Para os que ainda não estão convencidos a tentar a troca, o repórter Mílton Jung postou um vídeo e um link pra uma entrevista que o vereador Carlos Bezerra deu à CBN.


Ok, mas o que isso tem a ver com a organização da geladeira? Tudo, tem tudo a ver, porque os ingredientes se conservam muito melhor se armazenados em um recipiente fechado do que soltos na geladeira. Por esse motivo usava sacolas plásticas para guardar as folhas já limpas e secas, mas não estava satisfeita com isso, por ter ciência de todos os motivos acima mencionados. Com o tempo fui me adaptando com vidros e tapwares, diminuindo a quantidade de sacolas, até que me vi munida de recipientes suficientes para para poder abrir mão tanto das sacolas plásticas como reduzir o uso do papel filme.

Uma dica para aumentar a vida dos ingredientes é manter uma folha de papel toalha dentro destes recipientes; se o papel ficar molhado após algum tempo, apenas substitua-o por outro, secando qualquer gotícula que tenha se acumulado na tampa. Se puder separar cada coisa em um recipientes, como consegui fazer com os rabanetes e as folhas, melhor ainda, pois é a forma mais fácil de controlar a umidade dentro do recipiente, mas não é totalmente necessário; na maior tapware que tenho, por exemplo, guardo berinjelas, cenouras e abobrinhas.

Faça o teste com um rabanete, por exemplo; deixe um solto na geladeira e guarde outro em um vidro pequeno, com uma folha de papel toalha. No dia seguinte você levará um susto ao tocar no rabanete que ficou solto, já amolecido e úmido, enquanto que o protegido se conservará firme e saboroso por mais de um mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails