quarta-feira, 2 de março de 2011

Para os que cresceram, ou que ainda irão regredir durante o dia, lasagna de berinjela


Não sei se já comentei, mas estou com pneumonia há algumas semanas e venho me sentindo bastante cansada com toda essa revolução no meu peito. Entendam; além do cof cof e das dores musculares, para quem nunca fica doente, tampouco toma remédios ou faz exames específicos, corticoide e tomografia são sinônimos de veneno e tortura, respectivamente.

Ontem à noite estava desconsolada; a ideia fixa de que tomar uma sopinha de "vó " com uma fatia de pão me faria sentir como nova assolava a minha mente e me entristecia... Não tenho mais avós, minha mãe trabalha o dia todo, e eu não estava com ânimo para vestir a fantasia e preparar o reconfortante prato que habitava na minha lembrança remota, ainda tão presente e perfumada. Falta de ânimo soa como um eufemismo; aquele era o vazio de quem não sabe cozinhar o que precisa comer.
 
Pobre Ebraim, desolado ao me ver abrir e fechar a geladeira, resmungando e andando sem rumo pela cozinha, pegando e devolvendo ingredientes aos seus lugares,  ofereceu-me, com um sorriso esperançoso, uma sopinha da Galeria dos Pães... Qual o quê,  amore mio,  apesar  da evidente boa vontade, mal sabia ele que minha tristeza não repousava sobre a simples ausência da sopa, mas do colo, das mãozinhas enrugadas e macias que afagam os cabelos enquanto se prova a fumegante colherada da sopa aveludada e cheia de pequenos ingredientes indecifráveis, que a tornam tão especial...

Felizmente eu cresci durante à noite e minha vontade de comer algo quente e reconfortante se aplacou com o aroma dessa lasagna, tão saborosa, quente, com molho de tomate, queijo e folhas de manjericão... 


Para os que cresceram, ou os que ainda irão regredir durante o dia, basta cortar a berinjela no sentido longitudinal e assá-la com uma pastinha de alho; depois é só montar camadas com molho de tomate, queijo, manjericão, levá-la ao forno até o queijo superior gratinar e servi-la com um fio de azeite, uma fatia de pão e uma taça de vinho*.

*por favor, não venham me dizer nada sobre vinho e antibiótico, por favor...

4 comentários:

  1. Sabrina, essa lasagna me deu água na boca...melhoras, minha amiga! Sei bem como é sentir falta de colo...ai ai ...dá mesmo uma saudade, né?

    *acho que se você escrevesse sobre o vinho assim, menorzinho, menorzinho, talvez ninguém nem notasse...porém, de mais a mais, o álcool esteriliza tudo, deve ajudar a matar uns bichinhos também!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina! Adoro beringela! Achei muito bom teu blog. Passarei aqui mais vezes (:

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Como é que vc está se sentindo, querida? Fiquei preocupada agora, não sabia que vc estava doente.
    xx

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails