quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pão integral de sopa de cebola (e sopa de cebola!)

 

O frio ameaça chegar e eu já começo a fazer sopa atrás de sopa. Aproveitei um maço de sálvia e preparei duas que adoramos: uma de abóbora, outra de cebola. Cebola, pura cebola; uma sopa consistente, mas leve, perfeita para comer com a família enquanto jogam conversa fora. Para acompanhar, nada mais do que um bom vinho, um naco de queijo curado e um pão de fermentação natural, de casca grossa,  comprado naquela padaria italiana ao lado da academia...

Congelei um pouco da sopa para fazer esse pão, imaginando os pedacinhos de cebola caramelizando ao forno e o aroma se espalhando pela casa, e o resultado foi incrível! O engraçado é que, ao contrário do que imaginei, este pão mostra todo o seu potencial quando está ao natural, ou levemente aquecido; não que a torrada feita com suas fatias e um fio de azeite não tenha ficado uma delícia, mas o gosto da cebola não fica tão presente.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Dukkah: delicioso, versátil, viciante!


Depois de ouvir a Nina Horta falar sobre o dukkah, fiquei fissurada. Trata-se de um condimento de origem egípcia, a base de castanhas, sementes e temperos moídos. Chuchar o pão no azeite e salpicar essa farofinha sobre ele parece ser a primeira opção de todos, mas o dukkah também fica ótimo sobre abóboras assadas, ovos cozidos, sopas, panquequinhas de legumes e legumes crus ou cozidos. Ainda quero me aventurar na massa de um perfumado pão, em um frango empanado, e até numa salada de melancia.

Achei interessante as combinações testadas nesse site, principalmente a de castanha de castanha caju, sementes de erva doce, gergelim e pimenta. A ideia de fazer alguns tipos e servir para os amigos com pães variados e azeite, ao estilo de um fondue, deixou meus olhinhos brilhando...

Um dukkah muito especial é o de coco e castanha do Pará; ele é perfeito para empanar postas de cação - ou outro filé de peixe! Deixei o peixe marinando no limão com sal, e na hora de preparar sequei as postas no papel toalha, passei cada uma em uma mistura de ovo (temperado com sal, azeite e alho espremido), retirei o excesso e pressionei cada uma sobre o dukkah. Coloquei as postas, lado a lado, em uma assadeira com antiaderente, untada com um fio de azeite; cobri com papel alumínio, levei ao forno alto por meia hora, e retirei o alumínio para dourar, por mais meia hora. Também já salpiquei essa maravilha sobre floretes de couve flor assados, um belo ovo pochê, uma salada com grão de bico crocante... Vou marcando tudo na #dukkahdecoco !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails