quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Espetinho de camarão em ramo de alecrim e ervilhas, muitas ervilhas!!!


Sinto uma felicidade imensa ao debulhar uma fava; por isso não posso me conter quando encontro ervilhas frescas... Experimente levá-as ao forno aquecido, ainda cruas, para que fiquem assadas, mas consistentes, como fiz nesse delicioso prato.



Esse espetinho de camarões foi feito com um ramo de alecrim, cujas folhas foram usadas nas batatas assadas.



Filé de peixe, espetinho de camarão e outros acompanhamentos assados, regados a um maravilhoso perfume de alecrim...
para 2 pessoas

- 2 batatas médias;
- um punhado de vagens;
- 1/2 xícara de ervilhas;
- 2 ramos pequenos de alecrim (ou um grande, cortado ao meio), com as folhas separadas da haste;
- 2 filés de peixe;
- um punhado de camarões limpos;
- azeite
- sal, limão e pimenta do reino moída na hora.

Pré-aqueça o forno à temperatura alta e coloque uma panela com água para ferver. Espete os camarões no ramo de alecrim, já sem as folhas, e tempere-os, assim como os filés de peixe, com um pouco de sal e limão, e mantenha-os marinando dentro da geladeira. Descasque e corte as batatas; coloque-as na panela com água fervendo para que fiquem um pouco macias, mas não muito. Pouco antes de tirá-las, adicione algumas vagens à panela, apenas por alguns segundos, para que não fiquem moles. Escorra a água e disponha em uma assadeira as batatas e as vagens, bem como as lindas ervilhas, devidamente debulhadas. Regue tudo com um pouco de azeite, tempere com sal e folhas de alecrim e leve a assadeira ao forno. 

Quando as batatas já estiverem com uma cara boa, mas ainda faltarem 10 minutos para ficarem prontas, acomode o peixe em uma assadeira e leve-o ao forno por 3 minutos; retire-o, disponha o espetinho de camarão sobre ele, e retorne a assadeira ao forno por alguns minutos. Tempere com pimenta do reino fresca, moída na hora, e sirva!

 

domingo, 22 de agosto de 2010

Birra Moretti


O Ebraim comprou essa cerveja italiana despretenciosamente, só para me agradar, e agora estamos completamente viciados... Aproveitei o restinho desse risotto para preparar alguns arancini; o molho de pimenta chama-se  Ardência no Regaço, da Companhia das Ervas.

A Birra Moretti lembra a Heineken de antigamente; uma cerveja de corpo médio, com amargor preciso. Bastante aromárica, pode ser tomada a uma temperatura um pouco mais elevada. 

Erva doce


Lindas, doces e viciantes, não entendo porque as abelhinhas nem chegam perto...



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Risotto de abobrinha e camarões



No meu último dia em Treviso almocei um risotto de flor de abobrinha e camarões (abaixo), tão delicado e delicioso que me inspirou nessa versão, purtroppo senza fiori di zucca, ma anche buonissima!


julho de 2010, Treviso (Italia)
flores do supermercado, em Firenze...
e da feira, em Arona!

Usei a mesma receita postada aqui, adicionando a abobrinha no lugar dos aspargos, omitindo o presunto e adicionando camarões grandes, apenas temperados com sal e selados no azeite. Aproveitei, outrossim, as cabeças dos camarões no caldo de legumes, para dar um sabor a mais.

domingo, 15 de agosto de 2010

Couve-flor gratinada... Per non dimenticare!



Sábado, hora do almoço, abro a geladeira, dou uma coçadinha nas costas, abro a gaveta e vejo um bilhete meu, para mim, apoiado sobre a couve-flor: fazer gratinada – Dadivosa...


... Não poderia usá-la no preparo de outro prato que não este! Fiz da forma simples e tradicional, muito bem relatada no post, mas adicionei algumas vagens e ervilhas frescas. Pouco antes de tirar a couve-flor da água fervente - na qual foi colocada apenas para tomar um susto e não para ficar molenga e sem cor -, adicione as vagens, apenas por alguns segundos. As ervilhas frescas, por sua vez, vão cruas ao forno, apenas debulhadas. Vicarão com uma cor tão verde e um sabor tão forte que você vai descobrir que nunca comeu uma ervilha de verdade!

O “creme branco” ainda não é bem visto pelo comensal ao meu lado, mas, pelo menos, hoje ele come e ainda faz graça; me olha com aquela carinha de cachorro na chuva e diz você sabe que eu não gosto, Amor, mas eu sei que está muito bem feito... Rs...

Para quem não pode comer glúten, substitua a farinha por amido de milho.

sábado, 14 de agosto de 2010

Por aqui também andou nevando...



... Após uma nobre presença marítima.


Insalata caprese...

Essa o tio Mauro vai gostar...




***suspiro***


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Strogonoff de cogumelos



Foi difícil convencer o Ebraim a provar strogonoff, não este em especial, mas qualquer um que fosse... Certo dia, entretanto, apenas o chamei e servi esse belo prato; quem resistiria?!?



Strogonoff de Cogumelos

adaptado da receita tradicional


- 1 cebola pequena, em cubinhos;

- 1 dente de alho espremido;

- 220g, aproximadamente, de cogumelos frescos, em fatias;

- 1 colher (sobremesa), e mais um pouquinho, de manteiga;

- 4 colheres (sopa), aproximadamente, de molho de tomate;

- um chorinho de cognac;

- 100ml, aproximadamente, de creme de leite fresco;

- noz moscada e sal;


Refogue o alho e as cebolas em um pouquinho de manteiga, apenas até estas estarem translúcidas. Adicione o restante da manteiga, os cogumelos e refogue-os; adicione o cognac e deixe-o evaporar. Após, dicione o molho de tomates e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Desligue o fogo, adicione o creme de leite fresco e rale um pouco de noz moscada, prove e acerte o sal. Sirva acompanhado de arroz e, para relembrar os tempos de infância, batatas fritas... Nem pensei nessa hipótese; as batatas furtariam toda a atenção do meu marido... Impossível!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mais uma boca para alimentar...

Pensaram que por aqui só existiam três bocas famintas?!? Pois bem, afirmo que estavam redondamente enganados... A plantinha carnívora, assim como o manjericão roxo, resolveu florescer...








Sopa romântica...




Com os coraçõezinhos feitos à partir do restante dessa massa apimentada fiz uma sopa "romântica"...


Sopa romântica...

rendimento: 2 porções


- caldo de legumes;

- 2 batatas médias em cubinhos;

- 1 cebola em cubinhos;

- 2 cenouras pequenas em cubinhos;

- 1 pimenta dedo-de-moça em cubinhos;

- manteiga;

- 1 punhado generoso de folhas de rabanete cortadas finamente;

- tomilho fresco e azeite.


Refogue a cebola na manteiga até ficar translúcida; acrescente as batatas, as cenouras e a pimenta, refogue por alguns instantes, mexendo, e adicione o caldo. Assim que as batatas estiverem macias, adicione as folhas cortadas, espere alguns minutos para que cozinhem e, por fim, adicione a massa fresca por alguns minutos, até que fique al dente. Sirva imediatamente, com um fio de azeite e tomilho fresco, acompanhada de uma boa taça de vinho, é claro!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails